sábado, 1 de março de 2014

07 de novembro de 2013

O que fazer ao descobrir que a única coisa que você esperava de alguém, você não tem? O que fazer quando a base sólida na qual se apoiavam seus sonhos desmorona na frente dos seus olhos? Aqui palavras não servem para nada. Aqui as palavras são pó. Há justificativas, falácias e fugas. Não há coerência ou lógica em qualquer tentativa de comunicação efetiva. Mais uma vez sou jogada ao meu canto isolado. Não há como confiar em ninguém, afinal. São palavras jogadas ao vento apenas para apaziguar brigas, apenas para tentar amançar a fúria da minha desilusão. Mas, as atitudes são infalíveis. E nelas vejo a consistência da minha ilusão. Dia após dia vejo os hábitos se reafirmarem fortes como nunca e ele perder sem ao menos lutar com dignidade. Vejo ele se entregar, como se não se importasse com os resultados. Quando tento alertá-lo, há apenas tempestade. Ou promessas para acalmar ou o ataque, mas nunca a atitude firme e insistente para mudar algo. Talvez eu não seja a seus olhos digna dessa mudança, ou ele mesmo não se enxergue como digno de mudar. E permanece firme na sua decisão de permanecer onde está. Mas, não vou juntar-me a ele. Caminhei de mais para chegar aonde estou. Briguei demais com hábitos implacáveis. E luto diariamente para não sucumbir. Não estragarei minha luta por ele. E isso nos afastará. Mas, continuarei lutando, dia após dia, e não vou retroceder. Já evoluí demais e nada vai me parar. Nem mesmo ele. Nem que eu tenha que seguir sozinha.

05 de novembro de 2013

I built my world in every dream, in every creation, organization and plan. And in my dreams... Butterfly Learn, grow, wait, be yourself and fly. Know thyself, love thyself. Listen. Learn. Follow and balance heart, body and mind. Dream alone, dream freely. Build thy own world. Love with no cuffs.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mudanças

Nós somos seres em constante mudança. Mesmo mantendo os mesmos objetivos de vida, ainda estamos constantemente mudando nossos desejos e temores. Nem os desejos nem os temores permacem os mesmos. Eles mudam de acordo com o contexto no qual estamos e através de nossas experiências. Você não tem os mesmos desejos e temores que tinha aos 15 anos. Por isso, toda a sua visão de vida e perspectiva mudam constantemente, o tempo todo. Esforçar-se para tentar manter os mesmos sentimentos e perspectivas seria uma imbecilidade, já que impediria sua evolução e aprendizado. Nós estamos sempre questionando e aprendendo. E quanto mais fizermos isso mais vamos mudar para uma forma de caráter que nos parece mais adequado com base em tudo o que analisamos. Assim, podemos evoluir continuamente, sempre mudando e sempre sendo mais autênticos do que antes. Essas constantes mudanças exigem que mudemos nossos modos de pensar e nossas perspectivas com frequência. Obviamente, as mudanças que fazemos podem acabar afetando inclusive nossos objetivos de vida. Isso, no entanto não é um problema, desde que sejamos sempre questionadores e que tentemos sempre sermos verdadeiros conosco, buscando sempre o que de fato desperta nossa, paixão, buscando as causas pelas quais queremos lutar.
Outro fator de caos que constitui pessoas autênticas é a constante presença do paradoxo. Nenhma pessoa tem sentimentos e ideias unilaterais. Todos nós somos constantemente bombardeados por pensamentos opostos e sentimentos conflitantes. Você está de dieta, mas tem fome de doce; está casado, mas tem vontade de sair com outra pessoa; quer passar no vestibular, mas não tem vontade de estudar, etc. Esses conflitos de pensamentos e sentimentos colocam a nossa frente diversas questões com as quais temos que lidar e escolhas que temos que fazer a todo momento. Para fazer essas scolhas e ser autêntico, você precisa sempre se questionar sobre seus valores, objetivos e sobre o que mudou. Assim, tentará entender o que como deve agir e que escolhas deve fazer para ser verdadeiro com o caminho que escolheu. E essa escolha de caminho pode ser a mesma de 10 anos atrás, mas para ser autêntica tem que ser questionada com frequência, já que ela pode continuar sendo o objetivo que você almeja ou pode ter mudado de significado pra você. Talvez agora você não faça mais questão de passar no vestibular, esteja cansado do seu casamento ou não queira mais fazer dieta.... São possibilidades que existem e negá-las sem questiná-las seria ser falso consigo mesmo, mesmo que faça isso apenas para evitar conflitos. Conflitos ás vezes são necessários quando mudanças precisam acontecer. De qualquer forma, o questionamento te ajudará a reafirmar ou a modificar seus objetivos, e te colocará noamentos nos eixos que são adeuqados para você nesse momento e contexto da sua vida.
Agora imagine isso tudo que pensamos elevado ao quadrado, ou ao cubo, ou aumentanto em uma progressão geométrica! Isso é o que acontece nos relacionamentos. Quando nos relacionamos estamos lidando com os desejos, temores, objetivos, paradoxos e mundanças nossos e de outras pessoas ao mesmo tempo! Um completo caos! Tudo muda a todo momento, em você e nos outros. Por isso tantos conflitos.
Ao meu ver, a melhor forma de amenizar maiores decepções é exercitar o questionamento que você faz individualmente também com as pessoas. Imdividualmente você se perguntaria oq ue precisa mudar em si mesmo, que atitudes que você tem que não são adequadas aoq ue você é ou pretender ser, o que fazer com os paradoxos que vive, etc. Em um relacionamento, as pessoas envolvidas podem juntas questionar o que precisa mudar na relação, como lidar com os paradoxos que aparecem, quais são os objetivos individuais e como eles se relacionam, etc. É importante lembrar que tanto os questionamentos individuais como os questionamentos de relacionamento devem ser feitos constantemente, com frequência, já que novos paradoxos surgem a cada momento e que os temores e desejos mudam com os contextos e experiências.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hello, Goodbye

"Hello, hello
I don't know why you say goodbye,
I say hello"

Finalmente recuperei o login e a senha desse blog perdido.
Dessa vez, não farei promessas vazias.
Não me comprometo a atualizar esse blog com frequência,
enchendo ele com textos desnecessários.
Escreverei sempre que achar que devo...

Boa noite e bem vindos novamente!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Freedom



Liberdade.
Onde encontrar em nossa sociedade liberdade para seguirmos o coração?
Como lutar pela liberdade de escolher onde e quando queremos estar, do que queremos fazer?
Como podemos ser felizes se somos obrigados a passar a maior parte de nossas vidas
em lugares onde não queremos estar,
fazendo coisas que não gostaríamos de fazer,
longe das pessoas de quem gostamos?
Ouvi dizer que a liberdade é um estado de espírito e não uma condição.
Discordo.
Não há como se sentir livre vivendo em uma prisão.
E qualquer idiota perceberia logo a frustração recorrente dessa ilusão barata.

Preciso ao menos de uma ilusão um pouco mais forte,
mais convincente.
Qual poderia ser?

E nessa vida louca e corrida, no stress corriqueiro,
fica cada vez mais difícil sublimar os desejos.
As sublimações disponíveis raramente satisfazem.
São paliativos fracos.
O que me satisfaz agora?
hmmm...
kinky, right?

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia das Mães - Relacionamentos Profundos


Mãe pra mim é a prova de todo relacionamento profundo vive
em constante variação entre amor e ódio.
Relações profundas geram amor e, quase infalivelmente ódEo!
A convivência e a intimidade fazem aflorar problemas,
pop-ups de defeitos...
Mas, relacionamentos profundo se estabelecem no amor APESAR DE...
Assim, há ódio no amor, sim!
Primeiramente o ódio pela dependência causada pelo amor.
Aí então o ódio de convivência,
por todos aqueles defeitos HORRÍVEIS que tanto perturbam!

Mas, o amor assim se fortifica na verdade.
Os defeitos mostram a cara real.
Podemos não gostar,
mas ao final do dia esses defeitos nos mostram como somos próximos;
próximos o bastante para que possamos percebe-los,
próximos o bastante para nos importarmos.

Acho realmente que todos os relacionamentos são mentirosos.
Pois as pessoas sempre esconderão coisas diversas por diversos motivos...
E é impossível sermos completamente sinceros,
visto que nos mesmos não nos conhecemos por inteiro.
Acredito, no entanto, que o segredo de um relacionamento pode estar
na porcentagem de verdade que existe nele de fato
e na vontade de cada um de fazer o relacionamento significativo.
É uma luta constante entre o real e a tendência em distorcer a realidade em busca de algo mais fácil, alegre ou simples.
Mas, nós não somos simples, não temos desejos simples, não temos sonhos tão objetivos quanto pensamos, não sabemos realmente o que queremos.
E aceitar isso em conjunto faz com que entendamos um ao outro e possamos compreendermos a heterogeneidade dos nossos sentimentos, pensamentos e desejos,
buscando a sinceridade e inocência por trás das máscaras.

domingo, 1 de maio de 2011

Dreams...


E a vida segue seu rumo infalível.

"'Cause you can't jump the track
We're like cars on a cable
And life's like an hourglass, glued to the table.
No one can find the rewind button, girl.
So cradle your head in your hands...
And breathe... just breathe."
-Anna Nalick (Breathe - 2AM)

Há momentos na vida em que pensamos em qual a utilidade de tudo isso.
Eu trabalho, estudo, me esforço e me sacrifico.
E a pergunta ao final do dia se mantém:
- Por que? Ou para que?
Posso pensar em várias formas de responder essa pergunta: para ter minha própria casa, para um dia poder morar com meu namorado, para comprar as coisas que quero, para poder ter filhos, para não decepcionar minha família e amigos, para provar que sou capaz, para não depender de ninguém e por aí vai...
Mas, a verdade que é impossível afirmar que todas essas justificativas de fato irão fazer algum sentido quando forem atingidas. Acho que nada bastará.
E por isso me esforço dia após dia para sorrir e agradecer "o pão de cada dia" e fingir que não vejo que "a grama do vizinho é mais verde".
E às vezes, com um punhado amargo de Freud entalado na garganta sinto um gosto ruim e insatisfação eterna, de um vazio que nunca se completa, de uma busca incessante por algo... algo que parece estar em tudo e acaba não estando em nada no fim das contas.
Filosofia de bar.
Uma busca incansável que não poderá nunca cessar, pois nunca encontrará no mundo algo capaz de suprimir sua intrínseca incompletude.
E se há afinal consciência disso, por que não parar de vez essa necessidade vazia?
Acho que não há como...
Se alguém souber, me avisa!

Somos obrigados a enfrentar os dias sabendo que nossa existência terá por fim propósito nenhum, e que não haverá um momento de redenção capaz de por fim à angústia e ao vazio, capaz de dar sentido para nossos sacrifícios.
E por que ainda trabalho? Por que ainda vou para a faculdade? Por que os sacrifícios?
Porque sempre haverá uma centelha meio burra de ser-humano que manterá em mim a esperança besta de que quando sonhos se realizam tudo ganha sentido.
Maldito Walt Disney!!!